Estudo de viabilidade de produtos: aprenda como é feito na prática
O estudo de viabilidade de produtos é parte importante da gestão estratégica de um empreendimento, pois é essencial para definir se na perspectiva atual e de médio ou longo prazo os mesmos estarão alinhados com as diretrizes, marca e o próprio público alvo da empresa.
A grande dificuldade, portanto, fica por conta do fato de como executar esse processo. Nesse contexto e levando em consideração a falta de informações sobre isso, resolvemos escrever este artigo.
Aqui, mostramos como deve ser feito o estudo de viabilidade dos produtos de um empreendimento. Acompanhe a leitura e saiba mais!
O que é o estudo de viabilidade de produtos?
O estudo de viabilidade de produtos tem o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos de uma solução que será ofertada aos seus clientes. Além disso, esse processo visa a demonstrar ao empresário se tal produto ou serviço tem potencial para gerar resultados satisfatórios ao negócio e a sociedade.
É impossível saber se determinadas soluções serão bem-aceitas ou rejeitadas pelo público, afinal, apesar de muitas empresas terem um perfil de cliente comum, cada pessoa é diferente. Sendo assim, um produto que tinha tudo para ser um sucesso na mente do empresário pode ser um verdadeiro fracasso quando colocado em prática, ou seja, disposto à venda.
Entretanto, o estudo de viabilidade é um processo que consegue reduzir esse risco de certos produtos ou serviços gerarem prejuízos para o empreendedor. Assim, ele pode adequar a solução às necessidades do mercado ou, simplesmente, desistir de colocar ela à venda.
Esse processo, portanto, avalia as principais características de novos projetos para determinar se eles valem a pena, além de facilitar o conhecimento da opinião de seus clientes e determinar as ferramentas que serão utilizadas para fazer a solução chegar até eles.
Como a Matriz SWOT pode te ajudar
Uma estratégia empresarial deve ser traçada com base na análise pormenorizada da própria empresa e do ambiente externo de competição (concorrentes, governo, sociedade e a economia). A Matriz SWOT de maneira didática esboça uma panorama geral do empreendimento tomando como base suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Sob o ponto de vista prático, do ambiente competitivo (externo) levantam-se as oportunidades e as ameaças; da análise dentro da empresa, as forças e fraquezas.
Para entender o cenário externo de competição na análise SWOT, é importante observar as 5 forças que Porter definiu em 1979, que são: poder dos clientes, poder dos concorrentes, fornecedores, entrantes e produtos substituídos.
Como fazer o estudo de viabilidade de produtos?
Agora, mostramos quais são as etapas que você deve seguir para realizar o estudo de viabilidade dos produtos de sua empresa. Continue lendo!
Cuidado com a Marca, público alvo e as Pesquisas de mercado
É imprescindível ver se o produto se encaixa dentro da imagem que o público tem da sua marca. Pois, ao passo que é perigoso utilizar uma linha popular, também poderá trazer problemas a popularização de uma linha de prestígio.
Quanto a análise do público alvo, é preciso entender quem será o público alvo do produto. É mais fácil atingir o perfil de quem já é cliente assíduo da marca; depois, o dos clientes eventuais. Tentar atingir um perfil que não conhece / tenha interesse pela sua marca pode ser perigoso, pois você não possui relacionamento e o processo começa do zero.
As pesquisas de mercado são super válidas e contribuem para alinhamento da estratégia, entretanto, não devem servir como pretexto para impedir de se passar para o próximo passo, sob o argumento de que qualquer mudança de rumo necessita de novas pesquisas que não só atrasam o lançamento do produto como também pela demora podem torná-lo obsoleto.
Reúna todas as informações
O primeiro e mais importante dos passos é reunir todas as informações necessárias para elaborar a viabilidade de produto. Você deve buscar dados sobre os custos que serão empregados no desenvolvimento do projeto, informações sobre produtos semelhantes e já comercializados, pesquisas que tiverem sido realizadas com seus clientes, entre outros fatores fundamentais.
Com base nesses elementos, você conseguirá seguir para os próximos passos. Desenvolver um produto ou serviço baseado em achismos ou em opiniões próprias de pessoas que estão dentro da empresa pode ser extremamente arriscado. Afinal, eles geralmente tendem a acreditar que tudo aquilo desenvolvido da porta para dentro do empreendimento sempre será bem-aceito pelo mercado, no entanto, isso pode ser uma ideia totalmente equivocada.
Faça uma projeção de receitas, custos e despesas
Com base nos dados levantados no tópico anterior, você deve fazer uma projeção de receitas para um produto que será colocado à disposição de seus clientes. Geralmente, nessa etapa inicial, muitos empresários conseguem perceber que determinados projetos não serão lucrativos e não valem a pena serem levadas adiante.
Por outro lado, nessa mesma fase são verificados os potenciais de geração de lucros que um produto ou serviço pode ofertar ao seu negócio. Portanto, esse é um estágio crucial e precisa ser feito com muita cautela. Além das receitas, também é necessário avaliar a projeção de custos e despesas que serão gerados para colocar o produto ou serviço à disposição do mercado.
Analise outros indicadores do seu mercado
Além disso, também é importante analisar outros indicadores próprios e específicos do mercado em que você atua. Isso auxiliará você a entender as demandas e as necessidades dos seus clientes, bem como outros produtos e serviços que já estão sendo comercializados por seus concorrentes.
Monitore resultados
Nesse sentido, também é fundamental que você monitore os resultados diariamente para conseguir identificar o real potencial lucrativo de um produto ou analisar se ele está dando prejuízos à sua empresa. Essa análise deve ser feita de perto e precisa acompanhar especialmente os produtos novos.
Em alguns casos, a empresa que tem muitos itens comercializados não consegue perceber que um ou outro está gerando prejuízo e prejudicando a sua lucratividade final. Por isso, durante o estudo e a análise da viabilidade de produtos é fundamental monitorar os resultados frequentemente para evitar esse tipo de problema.
Por que é importante contar com ajuda profissional nesse processo?
Por fim, é importante que você possa contar com o auxílio de uma empresa especializada no dia a dia do negócio, pois além da disponibilidade de relatórios contábeis que contribuem nas tomadas de decisão, ainda é possível gozar de uma consultoria empresarial de profissionais experientes.
Diante disso, ao contar com o auxílio profissional você terá mais facilidade para identificar esses gastos e inserir eles em seu estudo de viabilidade de produtos, evitando ser surpreendido com prejuízos que poderiam ser prevenidos na fase de concepção do projeto.
Além disso, custos tributários e trabalhistas representam um percentual muito grande no preço de venda de um produto. O que acontece é que geralmente muitos empresários não levam em consideração esses elementos, tendo problemas no futuro por tais motivos.
Contanto com a Athalaia, empresa de assessoria especializada e serviços contábeis, você evita esse tipo de problema, deixando o seu estudo de viabilidade de produtos mais eficaz e proporcionando resultados positivos à medida que esses itens começarem a ser vendidos em seu estabelecimento.
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