Gestão participativa: confira as vantagens em delegar funções para outros profissionais
er um cargo de liderança pode trazer muitos benefícios, mas junto com eles vêm grandes responsabilidades. A gestão participativa pode ajudar a tornar a liderança mais leve e tranquila.
A gestão centralizadora costuma ser a mais comum. Nela, as decisões são centralizadas e os processos se tornam lentos e burocráticos, mas para ser um bom líder é preciso dar espaço para que os liderados mostrem suas habilidades. Isso se dá através da confiança dentro da equipe.
A gestão participativa pode te ajudar, pois ela permite que todos os liderados tenham maior autonomia, se sintam importantes no trabalho e auxiliem na tomada de decisão.
Alguns gestores temem esse conceito por acharem que pode gerar conflitos e resultados negativos ou ainda que haverá perda de controle ou liderança. E ainda mais do que isso, temem que a geração de liberdade pode ter como consequência a insubordinação.
Estes medos são agentes limitadores, que impedem que talentos sejam desenvolvidos e melhor aproveitados dentro de uma organização. Este modelo de gestão vem sendo adotado por várias empresas e traz diversos benefícios para a vida corporativa.
Para te mostrar como a gestão participativa pode ajudar a sua empresa, fizemos uma lista com algumas das principais vantagens. Confira!
1. O gestor fica livre para focar no mais importante
Um cargo de gerência é sinônimo de um extenso escopo de trabalho. De tarefas operacionais a tarefas mais estratégicas, o grau de importância e urgência é diferente para cada uma.
Um gestor, normalmente, participa de muitas reuniões e se torna o rosto da equipe. O que faz com que adie algumas tarefas que, com o passar do tempo, podem se tornar uma bola de neve.
Infelizmente ainda é muito comum ver que os profissionais que ocupam posições como essa carregam uma carga de trabalho muito maior do que podem suportar, o que acarreta em atrasos e resultados com qualidade mais baixa do que a esperada.
Quando o gestor decide delegar tarefas para seus colaboradores, tudo muda! O trabalho dele passa a ser mais focado no que o cargo realmente pede. E isso traz, por consequência, uma melhor qualidade de vida e trabalho para todos.
2. As pessoas se sentem mais importantes
Pessoas que sentem que podem auxiliar nas tomadas de decisão se tornam muito mais engajadas e comprometidas com o sucesso da organização.
Colaboradores que não tem autonomia são apenas executores de tarefas e não se envolvem com a empresa e seus resultados.
Além disso, se você não dá liberdade para o seu funcionário propor ideias e estratégias, você também perde a oportunidade de potencializar o talento deste profissional e de torná-lo cada vez mais útil para a sua empresa.
Usando a gestão participativa a empresa pode contar com funcionários que estarão mais dispostos a trabalhar para atingir metas e entregar resultados cada vez melhores.
3. Maior inovação
Como os colaboradores passam a ter mais participação nas atividades da empresa, se sentem mais a vontade para contribuir com sugestões inovadoras.
Isso acontece porque o fluxo de comunicação é mútuo entre os setores e cargos, proporcionando que diferentes opiniões sejam dadas sobre o mesmo assunto e, consequentemente, novas soluções sejam apresentadas para novos problemas ou mesmo para problemas recorrentes.
4. O potencial da equipe é melhor aproveitado
Um dos grandes diferenciais da gestão participativa é que permite as pessoas irem além de suas áreas.
Graças a facilidade de comunicação que esse tipo de gestão oferece, pessoas deixam de ver apenas suas tarefas isoladamente e passam a ver o trabalho como parte do todo. Assim, as pessoas mostram habilidades e competências que podem ser melhor aproveitadas em outras áreas ou lapidadas para um crescimento dentro do próprio setor.
Conforme diz a metodologia OKR, a partir do momento que os seus funcionários passarem a pensar como donos da empresa, eles estarão contribuindo não apenas para a execução de tarefas, mas também para o crescimento da empresa como um todo.
Esse é um ponto importantíssimo para que o RH fique de olho e possa promover o recrutamento interno.
5. A empresa nunca irá parar
Gestores ficam doentes, têm imprevistos e precisam tirar férias. Pense sobre a sua empresa: Quantas vezes uma área simplesmente parou ou diminuiu o rendimento porque o gestor não estava presente?
Isso acontece mais vezes do que imaginamos porque os gestores concentram as tarefas para si e, quando precisam se ausentar, deixam seus funcionários perdidos.
Delegar as tarefas se torna importantíssimo nessas horas! Os colaboradores que sabem o quê e quando as coisas precisam ser feitas conseguem continuar executando o trabalho mesmo que o gestor responsável não esteja presente.
Agora que você já viu os benefícios que a gestão participativa pode trazer, vamos te explicar como implementar na sua empresa:
Dimensione a estrutura
Se a sua empresa tiver um excesso de hierarquia, talvez seja a hora de modificar essa estrutura organizacional para que a concentração de poder possa se diluir para mais pessoas.
Lembre-se que a gestão participativa estimula que as pessoas se auto gerenciem!
Dimensione os resultados
Volte sua gestão para a análise de dados e obtenção de resultados concretos. Isso garante que a divisão das tarefas e do poder de decisão seja melhor direcionado para cada integrante da equipe.
Também fica mais fácil para visualizar caminhos a serem seguidos para o alcance dos objetivos macros da empresa.
Dimensione o comportamento
Implantar a gestão participativa é um desafio para todos, mas principalmente para aqueles que assumem cargos de liderança.
Os gestores podem se sentir ameaçados com a ideia de que todos terão autonomia. Por isso, é preciso estimular as relações de confiança entre gestor e equipe e apresentar os benefícios para todos.
Dimensione o lado de fora da empresa
Independente do modelo de gestão que a sua empresa adote, ele irá influenciar como a empresa é vista no mercado, já que a organização é feita e representada por pessoas.
Com a gestão participativa, o público externo consegue se sentir mais presente e os resultados podem ter uma significativa mudança. Isso porque os clientes sentem que também podem contribuir para a evolução da empresa.
Agora você pode estar pensando que isso tudo é muito bonito na teoria, mas que na prática devem existir vários problemas: e existem mesmo!
Para implementar a gestão participativa no seu negócio, é preciso visualizar se os colaboradores possuem perfil para isso, já que ao delegar tarefas também são delegadas responsabilidades.
Ter uma visão sobre os processos da empresa também pode ser trabalhoso se não forem bem definidos e para flexibilizar a estrutura da organização é essencial que todos os processos estejam bem desenhados.
Este, certamente, não é um trabalho que irá acontecer de forma rápida. O caminho é longo, mas pode ser muito proveitoso!
Conte com a athalaia e com nosso serviço de Consultoria Empresarial para entender a melhor forma de implantar esse tipo de gestão na sua empresa. Contamos com profissionais excelentes que saberão exatamente como te ajudar!
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